O Estresse Emocional e a Saúde

//O Estresse Emocional e a Saúde

O Estresse Emocional e a Saúde

O Estresse crônico aumenta o risco de contrair infecções e pode sabotar o funcionamento imunológico. A depressão e o estresse diminuem a atividade dos ” soldados que atacam os invasores”, ou seja os glóbulos brancos, anti-inflamatórios naturais estão fracos.

O estresse cria a inflamação. Pessoas sob forte pressão são quatro vezes mais propensas a sofrer agravamentos de doenças inflamatórias como a esclerose múltipla.

Depoimento: Cesar, 72 anos, empresario, casado.

Eu estou desanimado ultimamente. Há alguns anos a construtora andava mal das pernas. Os serviços prestados a manutenção das industrias pagavam menos . As dividas com processos aumentou. Tive que encerrar a atividades.

Durmo muito, a qualquer hora do dia,perdi a vontade de fazer as coisas, antes fazia pequenos trabalhos em serralheria na minha oficina. Ando esquecido. O que me preocupa são os apagões.

Em certa ocasião estava dirigindo e acordei com  o serviço de emergência ao lado. O neurologista explicou que  o cérebro desliga  devido a pequeno derrame cerebral  e dificuldade de irrigação sanguínea. Tenho esperança de isso parar. Acontece há uns cinco anos e depois do apagão não lembro de nada.

É fundamental compreender a estreita ligação entre estresse e a doença.

A mensagem principal é : Fique tranquilo e preserve sua vida.

Os principais fatores que podem disparar uma reação ao estresse são a incerteza, a falta de informação, a perda de controle e o desamparo.

A sensação de impotência coloca a saúde em risco. Sempre que você passa por uma situação tensa, o cortisol, o hormônio do estresse liberado pelas glândulas suprarrenais, aumenta rapidamente na corrente sanguinea, anulando o sistema imunológico.

Dicas para desacelerar: Busque um momento, 15 min, para desligar a mente. Ouvir música instrumental pode dar este efeito.

Praticar algum hobby: correr, marcenaria, jogar bola ou academia produz serotonina o hormônio do bem estar.

Contato com a natureza. Tomar banho de rio, cachoeira ou praia recarrega as baterias . Nas grandes cidades nem sempre é possível. Busque o parque próximo de sua casa. Banho de chuveiro prolongado também pode ajudar.

2019-08-19T19:35:24+00:00